Nossa História

O Comércio Campestre Clube, localizado na Avenida Presidente Vargas, 1697, foi a segunda grande entidade social surgida em Esteio.

Desde a sua fundação, em 22 de fevereiro de 1945, vem promovendo grandes eventos sociais e culturais, bem como desportivos e beneficentes.

O Clube do Comércio, hoje Comércio Campestre Clube, acompanhou todo o desenvolvimento do município. Muitos dos seus associados se distinguiram eminentemente na vida da cidade, para cujo progresso não mediram esforços e dedicação.

O Comércio Campestre Clube não nasceu com este nome.

Fundado em 1945, com o nome de Clube Recreativo Democrático, na ata nº 4, de abril do mesmo ano, consta o seguinte: “Mudar o nome do Clube Recreativo Democrático para Clube do Comércio”.

Inauguração do Clube do Comércio

1ª Diretoria – presidente Jorge de Souza Moraes – saudando os convidados e sócios fundadores aparecem na foto:

Limemaier – Paixão – Moacir Tavares – Erwino Bloss

Com a aquisição da sede Campestre em 1978, na ata do dia 06 de outubro de 1986, muda o nome, e passa chamar-se Comércio Campestre Clube.
A história do Clube foi marcada pelo idealismo e o trabalho dos seus fundadores.

Reunidos no Cine Teatro Imperial, no dia 22 de fevereiro de 1945, Dr. Darcy Farias Lima, Jorge de Souza Moraes, Primo Vacchi, Antônio Giordanin, Dr. Eduardo Duarte, Alfredo Cassel, Moacir Tavares, Mário Boll, Enio Müller, Plinio Jacobus, resolveram fundar um clube destinado a congregar os moradores da vila do Esteio, que crescia consideravelmente.

Para que pudessem dar inicio ao desenvolvimento das ideais, foi constituída uma diretoria provisória, ou seja: Presidentes de Honra – Eduardo Duarte e Darcy Farias Lima, Presidente Efetivo – Jorge de Souza Moraes, vice-presidente Ezequiel Nunes Filho, Tesoureiro Renato Vieira, 2° Tesoureiro – Abelardo Marques, Secretário – Hélio Sperb, 2° Secretário – Moacir Tavares, Conselho Fiscal: Presidente-Alexandre Vaccki – Membros: Alfredo Cassel e Reynaldo Müller.

Sucessivamente assumiram a presidência do Comércio: Jorge de Souza Moraes, Renato Ávila, Ferrucio Pauluzzi, Percy Fagundes, Mário Márcio. Lizandro de Araújo Filho, Ivo Werlang, Ataliba Devenuto, Gildo Cauduro, Galvany Dornelles Guedes, Moacir Tavares, Olário Schmidt, Clodovino Soares, Telmo Cauduro dos Santos, Darcy Zolin e outros.

Lizandro Araújo, devido ao seu trabalho e dedicação, foi o presidente que permaneceu por mais vezes no cargo.

Em 1977 assumiu a presidência do Clube, Darcy Zolin, que acompanhado de uma boa diretoria e principalmente do seu vice-presidente, José H. R. Fanton (Pepe), acelerou uma nova dinâmica na entidade. Deixando os problemas de lado, com muita coragem, partiram para a aquisição de terras onde seria instalada a sede campestre.

Não demorou muito, apareceu o negócio que todos esperavam. No dia 22 de maço de 1978, o presidente e seu vice assinam o arras para a aquisição do terreno que se destinaria à sede Campestre.

A área de terra foi adquirida por CR$ 400.000,00, sendo paga, parte à vista e o saldo em parcelas.

Localizada na estrada do Morro Sapucaia, media 3,5 hectares, hoje já ampliada com a aquisição de um terreno ao lado. A Campestre fica distanciada da sede social apenas 6 kms. Conforme promessa da diretoria, no dia 21 de outubro de 1979, foi entregue oficialmente a sede Campestre aos seus associados e familiares. As 10h30, associados e convidados se reuniram junto à quadra de tênis para assistirem o corte de fita inaugural, que foi feita pelo prefeito Clodovino Soares e o presidente do Conselho Deliberativo do Comércio, Lizandro de Araújo Filho. Após os discursos, houve um almoço com a participação de todos convidados.

Bloco Carnavalesco – Clube do Comércio

Entre os foliões – Moacir Tavares, Galvany D. Guedes, Lizando Araújo Filho, Ivo Werlang, Ataliba Devenuto e suas esposas

A seguir transcrevemos a ata nº01, de sua fundação

SEDE CAMPESTRE

Seguindo um plano pré-estabelecido no início de sua gestão a diretoria do Comércio, na pessoa do presidente Darcy Zolin, inaugurou oficialmente suas piscinas no dia 23 de janeiro de 1982.

As piscinas, em número de duas, foram construídas junto à bela paisagem da sede Campestre. A dos adultos, medindo 25m x 25 metros, num total de 625 metros quadrados e com a capacidade para 1.000 pessoas.

A piscina infantil, com 113 metros quadrados, tem capacidade para cerca de 250 pessoas.

Em 06 de outubro de 1986, com nova alteração estatutária, o Clube do Comércio passou a chamar-se Comércio Campestre Clube. Não foi muito do agrado dos associados que ainda o conhecem por Clube do Comércio. Fundado em 22 de fevereiro de 1945, em 20 de abril de 1946 já inaugurava sua sede própria um terreno adquirido próximo a Praça da Bandeira (hoje Irmão Egydio Justo). Em 1949, inaugura-va as canchas de bolão e de bocha, muito bem recebido na época pelos seus mais de 250. associados, cuja presidente era o reeleito Pery Fagundes. Faziam ainda parte da diretoria, vice- presidente-Linos Moeller, Silcowi Braga-2° Secretário.

A inauguração da sede Campestre aconteceu em 21 de outubro de 1979. na foto Lizandro Araújo Filho, Clodovino Soares – Prefeito municipal e Darcy Zolin – presidente do Comércio